No final do ano, a Anac coordenou uma série de medidas para conter os atrasos em conjunto com as seis maiores companhias aéreas brasileiras – Grupo TAM (que inclui a Pantanal), Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, além da Infraero, Polícia Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Receita Federal.
Até a data de hoje, foram confirmados 329 autos de infração pelas equipes de fiscalização da ANAC, que representa um valor estimado em R$ 2,3 milhões. Destes, 244 autos foram para as empresas TAM, Webjet e Gol. As companhias Azul, Avianca e Trip não tiveram nenhuma irregularidade comprovada até o momento. Entre as companhias estrangeiras, foram 81 autos de infração confirmados para a Aeroméxico (72), American Airlines (3), Air France (2), KLM (2), TAP (1) e Taca (1).
No período da operação (17 de dezembro a 7 de janeiro de 2011) a ANAC registrou 3 mil reclamações contra as seis maiores empresas aéreas no Brasil todo, o que corresponde a 0,02% do movimento de passageiros transportados em voos domésticos no mês de dezembro. A Avianca foi a companhia aérea com o menor número de queixas de passageiros e também a mais eficiente em pontualidade e regularidade.
Veja abaixo a evolução do número de embarques, atrasos e cancelamentos desde 2007:
Dezembro | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 |
Embarques + desembarques | 8,96 milhões | 8,77 milhões | 11,2 milhões | 13,2 milhões |
Atrasos (30 min) | 29,9% | 21,8% | 18,2% | 20,7% |
Cancelamentos | 5,67% | 4,97% | 5,29% | 5,56% |
Via: Mercado e Eventos |
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