terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Aeroporto Internacional do Recife comemora 53 anos

Uma Missa de Ação de Graças, às 8h30 desta terça-feira (18), abriu as comemorações do aniversário de 53 anos do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, na sala de imprensa do terminal.

Logo em seguida, uma bandinha de frevo, acompanhada por passistas e caboclos de lança fez uma recepção especial para os passageiros que desembarcaram nessa data.  Realizada em parceria entre a Superintendência do Aeroporto e a Prefeitura do Recife, a ação de boas-vindas incluiu banners e folheteria alusiva ao festejo.

A nova etapa do terminal de aviões foi inaugurada oficialmente em 2006, mas desde 2004 já estava em operação. Após as reformas, o Aeroporto Internacional do Recife ganhou visibilidade dentro e fora do país.

No ano passado, o Guararapes ganhou o título de "Melhor Aeroporto do Brasil" em relação ao ano de 2009, concedido pela Revista Avião Revue. A votação do prêmio foi efetuada através do site da revista, pelos próprios passageiros que já tiveram acesso ao terminal.

Segundo a superintendente, Elenilda Cunha, os tempos mudaram e o transporte aéreo evoluiu. A Infraero promove, a cada 5 anos, um planejamento de operação do Aeroporto, que incluiu os próximos passos de investimentos em infra-estrutura, tecnologias de ponta, melhoramento no atendimento ao cliente, entre outros serviços. Esse projeto é revisado anualmente para possíveis atualizações. "O Aeroporto está em constante renovação, sempre estamos em busca de novas ferramentas para melhoria no atendimento aos passageiros. Já estamos preparados para a Copa de 2014", explica.

Mas nem sempre foi assim. No dia 18 de janeiro de 1958 o então presidente, Juscelino Kubitschek, veio até o Recife para inaugurar a Estação de Passageiros dos Guararapes, na Praça Ministro Salgado Filho. O edifício representava um grande avanço em relação às modestas instalações anteriores, situadas no Campo do Ibura. Em nova localidade, o aeroporto se tornou um ponto importante da Cidade, onde serviços raros eram encontrados para a época, como posto telefônico e livraria que recebia jornais de todo o País.

Diariamente, cerca de 16 mil passageiros, entre embarques e desembarques, utilizam os serviços disponíveis no local, que vão de caixas eletrônicos a lojas e praça de alimentação, passando por banheiros adaptados para deficiências físicas, primeiros socorros em caso de acidentes, entre outros ítens de segurança. Além disso, a arquitetura imponente e arrojada chama a atenção dos turistas que chegam ao Recife. "É o aeroporto mais bonito e limpo que eu já fui. Depois da reforma ficou muito melhor", diz a carioca Danielle Hamsani, que mora no Recife há 19 anos.

Em meio a tantos elogios e satisfações, é difícil apontar algum defeito. Sem querer ser negativa, a mãe de Danielle lembrou sutilmente, "A única coisa que eu posso reclamar é o acesso ao estacionamento, não tem ângulo para fazer a curva. Tem bastante vagas, mas acho que essa área foi mal projetada. No mais, acho que o Aeroporto está de parabéns", frisa Fortunee Hamsani, que morou em Recife de 1991 à 1996, pegando a fase pré-reforma.


PROJETOS - Como projetos futuros, o Aeroporto receberá mais quatro pontos de embarque. Hoje são nove, os outros dois serão entregues no final de março deste ano, na alta estação de julho. Outro renovação é na pista de pouso, que passará por um recapeamento com início ainda nesta semana, e com previsão para terminar no final de 2011. Também será feita uma revitalização na sinalização vertical do pátio, assim como a construção de uma nova torre de controle de vôos, que agregará equipamentos modernos e ampla visão da pista para a equipe da Aeronáutica.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário